domingo, 11 de junho de 2017

Mistério Inefável

É grande, muito grande, este mistério. A Misericórdia manifesta-se assim, porque não podia ser de outra forma, no perfeito Amor com que nos ama, Deus veio até nós para, no meio de nós e em nós, permanecer até ao fim dos tempos e da história. Presença no meio de nós, na pessoa do Filho, Ele
mesmo o disse. Presença em nós, porque na pessoa do Espírito fez de nós morada. Deus não abandona, o Amor não o "permite".

Ó mistério grande de Amor! Pudéssemos nós entrar um pouquinho Nele e nada seria como antes. Oferece a vida em sacrifício ao Pai; faz-se alimento que dá vida e nos alimenta; torna-se presença real na Eucaristia amigo que, silenciosa e pacientemente aguarda a chegada de cada um de nós; no Espírito faz-se hóspede interior, animando, fortalecendo, iluminando, guiando... a vida humana e divina que o Pai, em permanência, nos oferece. 

Movemos mundos e fundos para ver o Papa, envolvemo-nos nas mais requintadas roupas para o encontro com alguém especial, percorremos distâncias loucas e pagamos entrada para ver os nossos ídolos, para ter poucos, e efémeros, sentimentos de alegria e encanto. E Deus, senhor da vida e da morte, Aquele que me dá vida em cada momento, que morre para que seja de perpétua e plena felicidade e gozo a minha vida, está ali, em cada Sacrário, no silêncio, real, vivo, verdadeiro. Está a esperar que os meus passos se dirijam para Ele, que o meu pensamento a Ele se eleve, que as minhas palavras O glorifiquem. Está ali ansioso por dar a conhece-se, por mostrar o quanto nos quer e deseja. Não se impõe, não se publicita, não faz alarde para se fazer notar. Simplesmente nos convida e atrai interiormente e pede o meu  sim, um pedaço do meu tempo, a minha companhia, a minha vida...

Mais que querer-nos a nós quer dar-se Ele, quer entregar-se para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância. Basta abrir-Lhe, de facto, o coração e a vida colocando-os nas suas mãos para que dando-nos, na vivência do caminho que nos propõe, recebamos Dele tudo, tudo mesmo. Ai se percebêssemos a grandeza dos seus dons e graças, o quão próximo Ele está de nós, o amor e a ternura com que ama cada um...! Como seriamos felizes já neste mundo, nesta vida passageira!

0 comentários: